
Quando você envia a sua Declaração de Imposto de Renda, ela é analisada pelos sistemas da Receita Federal. São verificadas as informações que você declarou e comparadas com informações fornecidas por outras entidades, que também entregam declarações à Receita, como empresas, instituições financeiras, planos de saúde e outros.
Cair na malha fiscal (“malha fina”) não significa que sua declaração esteja errada, mas talvez você tenha que comprovar algumas informações declaradas.
Se for encontrada alguma diferença entre as informações declaradas por você e as informações apresentadas pelas outras entidades, sua declaração será separada para uma análise mais profunda. É o que se chama de malha fiscal, ou “malha fina” como é popularmente conhecida.
Você não receberá a sua restituição enquanto a sua declaração estiver em análise na malha.
RECEBEU UMA INTIMAÇÃO FISCAL?
Leia atentamente as orientações na intimação e apresente todos os documentos solicitados.
NÃO RECEBEU INTIMAÇÃO?
Se você ainda não recebeu uma intimação, consulte quais são as pendências e corrija as informações enviando uma declaração retificadora. Com as pendências resolvidas, sua declaração sairá da malha assim que a declaração retificadora for processada.
Se estiver tudo certo, mas a declaração ainda estiver em malha, a partir do ano seguinte ao do exercício, você pode apresentar antecipadamente os documentos que comprovam as informações declaradas, seguindo os passos deste serviço.
IMPUGNAÇÃO
Se não concordar com as infrações informadas na notificação de lançamento, você pode recorrer à Receita Federal.
Apresente a sua impugnação (defesa) contra uma notificação de lançamento de imposto de renda. A impugnação deve ser enviada via processo digital.
FONTE: RECEITA FEDERAL DO BRASIL
PRECISA DE AJUDA?
Entre em contato e fale com de nossos especialistas.