COMO ORGANIZAR A GESTÃO FINANCEIRA DO SEU NEGÓCIO?

Uma gestão financeira eficiente está diretamente relacionada a saúde financeira da sua empresa,  possibilita a gestão de todos os recursos do negócio e facilita o fortalecimento e o crescimento do empreendimento, pois somente através desta gestão será possível, por exemplo, controlar receitas e despesas,  determinar os índices de rentabilidade e endividamento, determinar o ponto de equilíbrio, realizar a precificação corretamente e maximizar os lucros do seu negócio.

Vamos elencar algumas estratégias indispensáveis para qualquer formato ou porte de negócio, para uma boa gestão financeira.

1. FLUXO DE CAIXA

    É possível dizer que esta é a ferramenta de gestão financeira mais importante para qualquer negócio, sem a qual seria impossível a tomada de decisões assertivas,  pautadas na realidade do negócio.

    O fluxo de caixa é uma ferramenta de controle que o empresário usa para acompanhar a situação financeira da sua empresa, registrando toda a movimentação financeira, que são os recebimentos e pagamentos, através de planilhas ou ferramentas de gestão financeira, que permitirão saber sobre o dinheiro da empresa, tanto as receitas quanto as dívidas, auxiliando na tomada de decisões na hora de remanejar os valores, evitando endividamentos, auxiliando no gerenciamento de custos e despesas, assegurando o controle financeiro da empresa.

    Recomenda-se que estes registros sejam diários, para maior precisão dos dados.

    2. SEPARAÇÃO DAS FINANÇAS DA EMPRESA E FINANÇAS PESSOAIS

    Com a separação das contas  da pessoa física e jurídica, além de cuidar das finanças da empresa de maneira mais eficiente, o empreendedor também controla melhor o seu próprio dinheiro e sabe o quanto tem disponível de fato para as suas necessidades pessoais, sem ter que realizar retiradas da empresa.

    Faça uma conta exclusiva para o negócio, pois desta forma será possível acompanhar os recebimentos e as despesas exclusivamente da sua atividade,  permitindo identificar o faturamento do negócio com precisão.

    Estabeleça um pró-labore, que é como o salário mensal do dono do negócio. Defini-lo é essencial para a gestão financeira, pois ajuda a organizar as despesas pessoais e as da empresa e permite ter maior previsibilidade dos recursos para ambas as partes. Com um valor estabelecido, você não retira a mais do que o negócio tem para oferecer.

    3. DESENVOLVA A PRECIFICAÇÃO DOS SEUS PRODUTOS OU SERVIÇOS DE FORMA ESTRATÉGICA

    A precificação é um processo fundamental para o sucesso de um negócio, pois define o preço de um produto ou serviço. Uma precificação correta ajuda a empresa a ser mais competitiva, a aumentar as vendas e a garantir a lucratividade.

    Para implementação adequada da precificação de seus produtos ou serviços, considere fatores internos e externos, como: 

    • Custos de produção, como matéria-prima, embalagens, despesas fixas para manutenção do negócio, etc.;
    • Tributação;
    • Concorrência;
    • Crises econômicas;
    • Valor percebido pelo cliente.

    Com uma boa gestão financeira, será possível determinar o ponto de equilíbrio do seu negócio, que é o valor de vendas de produtos ou serviços necessário para que uma empresa não tenha prejuízos.

    4. FOQUE NA GESTÃO ESTRATÉGICA E DELEGUE ATIVIDADES OPERACIONAIS

    Apenas criar toda uma estrutura de planejamento financeiro na empresa não faz sentido se você não conseguir gerir permanentemente e registrar as finanças da empresa, então se não conseguir dar conta de toda a demanda que o negócio exige, aprenda a  delegar atividades operacionais e foque na gestão estratégica do seu negócio.

    Terceirizando atividades como a gestão financeira, será possível focar no que você tem a expertise, delegando as atividades operacionais para profissionais com expertise na gestão financeira.

    Com os serviços de profissionais especializados, acompanhando e realizando as atividades financeiras do seu negócio, através da terceirização financeira, é possível reduzir os custos em até 70% em relação a um profissional contratado para esta função, além de uma gestão mais eficiente, trazendo tecnologia, conhecimento e qualidade aos procedimentos executados.

    Nós da Welter & Mello, somos especializados na terceirização dos setores financeiros e recursos humanos, faça uma consulta com um especialista e saiba mais!

    Otimizando sua gestão financeira:
    1. Controle sempre seu fluxo de caixa;
    2. Separe as finanças da empresa de suas finanças pessoais;
    3. Faça a precificação de seus produtos e serviços de forma correta;
    4. Foque na gestão estratégica do seu negócio e delegue atividades operacionais.